sexta-feira, 12 de outubro de 2012

12 de outubro- Dia das Crianças


No Brasil foi criado por decreto ( decreto nº4.867), um deputado teve a idéia e os parlamentares aprovaram em 1924, porém a data só passou a ser comemorada em 1960, quando uma loja de brinquedos teve aumento de suas vendas, devido a uma promoção. Daí em diante várias empresas aderiram a mesma iniciativa.
Em outros países a data não é a mesma, mas existe uma data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, essa sendo instituída em 20 de novembro de 1959.

Pois bem, toda criança tem direitos, o primeiro deles é logo ao nascer, o direito do registro, esse é fundamental para que a criança seja reconhecida como cidadã e ter acesso a todos os serviços públicos. Ninguém paga para registrar a criança, a certidão de nascimento é gratuita a todos!

O estatuto diz que criança é a pessoa de até 12 anos incompletos, e adolescente é quem tem entre 12 e 18 anos.

  • Os primeiros 6 anos de idade são decisivos na vida de uma criança, a família tem como papel educar, proteger, garantindo preparo físico e psicológico para a vida. O conselho tutelar se encarrega de tratar desse direito, caso ele não esteja sendo exercido.

  • Trabalhar é coisa de adulto. Criança que trabalha, não estuda; se estuda, fica muito mais difícil aprender os conteúdos. Separa meninos e meninas das famílias e, nos casos mais graves, deixa as crianças expostas à exploração e ao abuso sexual. O trabalho infantil é ilegal, e viola gravemente os direitos da criança, denuncie!

  • Brincar é coisa séria, toda criança tem por direito descrito no estatuto, e reconhecido em mais de 200 países, o que garante lazer e divertimento a meninos e meninas.

  • A alfabetização deve acontecer até os oito anos, a idade coincide com a 2ª série ou 3º ano do ensino fundamental. Se a criança não aprende a ler e a escrever até os 8 anos, todo o restante do aprendizado pode ficar comprometida a família pode e deve participar da vida escolar da criança, a criança se sente mais segura e motivada a estudar.

Uma dica para quem ainda não pediu, é o projeto leia para uma criança do banco Itaú , não precisa ser cliente, a coleção traz 3 livrinhos, clica AQUI e solicite já a sua...


Agora que você Já sabe, borá aproveitar o dia das crianças para fazer a festa com os pequenos?

1 comentários: