quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Seu bebê adora colo... Que ótimo!


Colo dos pais condiciona emoções do bebê

Segundo um estudo da Psicologia de Havard, os bebês que têm esse contato  com os pais, quando adultos são mais protegidos contra algumas doenças como ansiedade e depressão. O colo faz com que a criança se sinta mais segura de si, mais acolhida, e é essa segurança que vai fazer com que ela amadureça mais rápido E são muitos benefícios, mais do que se imaginava.

 Desde cedo, a sensação que ele desperta é do maior acolhimento, proporcionando conforto e segurança capazes de aliviar sofrimentos, estimular a delicadeza e a troca sincera de afeto. O carinho dos momentos em que a criança passa no colo da mãe e do pai permanece na memória para a vida a toda, mesmo que esta recordação não apareça com imagens na lembrança - trata-se de uma sensação armazenada na memória do corpo e que funciona como um analgésico poderoso para os momentos difíceis ao longo da vida.
  
Deixa o bebê tranqüilo, os bebês sentem –se em casa no colo dos pais, pois remetem a uma lembrança de sua posição e proteção intra-uterina. Ajuda a diminuir o choro e o bebê fica menos estressado, ajuda muito em bebês que nascem prematuros e precisam ficar na UTI Neo Natal, aumentando assim também vínculo com mãe/pai e bebê, o chamado método mamãe canguru, que ajuda no desenvolvimento do prematuro.

Durante a noite pode ajudar o bebê a dormir melhor.

Alivio das cólicas, a posição e a temperatura do corpo, aquece a barriga do bebê e relaxa a musculatura.

Ajuda a digestão, o bebê fica mais tranqüilo no colo, fazendo com que todas as funções fisiológicas funcionem corretamente.

Melhora o desenvolvimento dos sentidos, ouvindo batimentos cardíacos e a voz da mãe ou do pai, sentir a pele da e manter o contato visual faz com que a criança exerça seus sentidos, que se desenvolvem com mais facilidade

Diminui qualquer tipo de dor
O simples contato com a pele da mãe já pode ajudar a atenuar qualquer sensação dolorosa, dores essas por exemplo a vacina.



Ainda há também a opção do uso de sling, que proporciona todo esse bem estar e ainda possibilita a mãe ou o pai a fazer outras atividades enquanto carrega seu bebê, farei um post falando sobre o uso milagroso do sling.



0 comentários:

Postar um comentário