segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O que que tem na sopa do neném?

O ‘papá’ do Léo


Bom tem várias mamães que estão introduzindo os sólidos agora na alimentação de seus bebês, e quero poder ajudá-las com o que já aprendemos.
Contei há alguns dias AQUI como se deu a introdução aqui, e agora com quase 8 meses Léo também já janta.

Então nossa rotina ficou assim:

Café da manhã: Leite materno
Lanche da manhã: Suco de frutas natural
Almoço: Papa salgada
Sobremesa: Leite materno
Lanche da tarde: Frutas in natura, amassadas, raspadas ou papas doces de frutas
Janta: Papa salgada
Sobremesa: Leite materno
Ceia: Leite materno

Não gosto dessa ideia de ter horários rígidos para cada refeição, já que cada dia Léo levanta num horário, às vezes em nosso dia a dia, o almoço dele sai mais cedo, tem dias que mais tarde, e assim as outras refeições, porém nunca passamos de 3hrs sem refeições,‘lanches’ ou LM.

Como se dá o preparo de nossas papas: Por indicação da pediatra do Léo uma papa completa deve conter ao menos: 1 carne (vaca ou frango), 1 legume, 1 grão (arroz, feijão, lentilha), 1 verdura, 1 tubérculo, nas primeiras papas deixar mais caldinho, lembrando sempre que a consistência não deve ser de comida batida para o bebê tomar, e sim em consistência para que ele se acostume a comer, até chegar a consistência da comida da família. Pois então é assim que tenho feito, algumas vezes pego receitinhas no blog da nossa amiga Mariana, mãe do Fernando, no blog tem muitas receitinhas legais, clica AQUI para conhecer.
Refogo e mantenho cebola e alho nas papas, no início da introdução eu batia a carne (sempre uso uma carne magra e macia) e peito do frango, no liquidificador para desfiá-la, hoje não mais, corto em pedacinhos bem pequenos e amasso juntamente com os legumes e outros. A verdura, gosto muito da couve e do espinafre, e pico bem pequenininho e deixo cozinhar junto com os alimentos. Coloco uma pitadinha de sal, bem pequena, para dar gosto, e cheiro verde também, se tenho.

Ele tem comido bem, aceitou da mesma maneira as frutas e as papas salgadas, uso aveia, farinha de arroz, já dou macarrãozinho nas papas, arroz, feijão, ainda quero dar lentilha.

Estamos indo gradualmente e lentamente, respeitando o tempo dele, e é assim que deve ser feito, para que o bebê não sofra com grandes mudanças repentinas.

Optamos por uma alimentação saudável, sem uso de açúcares, doces, industrializados em geral. Prezando pela saúde do bebê, já que ele terá a vida toda pela frente para experimentar as guloseimas e porcariadas, a alimentação dele se inicia de forma saudável.

Penso que alimentação saudável é um direito do bebê e uma opção da mãe, pense nisso, pense no futuro!

Tenho um material de introdução aos sólidos e vou postando aqui para quem quiser acompanhar, temos feito dessa forma e tem dado certo.



Quantidade de Alimentos a oferecer.


6 a 8 meses - Iniciar com papa pastosa e alimentos bem amassados.

Continuar com alimentos da família amassados 2 a 3 vezes ao dia+ amamentação freqüente

Dependendo do apetite da criança, podem ser oferecidos 1-2 lanches*

Começar com 2 a 3 colheres de sopa cheias aumentar gradativamente até 1/2 de uma xícara de 250ml a cada refeição


9 a 11 meses-  Alimentos bem cortados ou amassados e alimentos que a criança possa segurar

3-4 refeições + amamentação

Dependendo do apetite da criança, podem ser oferecidos 1-2 lanches*

1/2 de uma xícara ou tigela de 250 ml

12 a 23 meses- Alimentos da família bem cortados ou amassados, se necessário.

3-4 refeições + amamentação

Dependendo do apetite da criança. Podem ser oferecidos 1-2 lanches*

3/4 a uma xícara ou tigela de 250 ml




* O lanches são um complemento às refeições, são oferecidos nos seus intervalos, e são constituídos de alimentos fáceis de preparar que forneçam tanto energia quanto nutrientes. Boas opções de lanches são: iogurte e outros derivados do leite (quando a criança não mama mais no peito), biscoitos (sem recheio), pão com manteiga ou margarina, pasta de nozes ou mel (este último se acima de 12 meses), frutas da época, batata e mandioca cozidas. 

Fonte: Aconselhamento em alimentação de lactentes e crianças de primeira infância: um curso integrado – Organização Mundial da Saúde – 2008



0 comentários:

Postar um comentário