segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Era uma vez uma língua presa e fim.

Léo foi diagnosticado a um tempo atrás, numa avaliação corriqueira, bem lá no comecinho de vida, a pedi do NAN(aquela que me receitou uma receita de 'leitiin artificial' pro bebê) suspeitou que ele teria 'língua presa' e pediu para que verificássemos com o passar do tempo se a mesma teria algum progresso, no caso regresso, o frênulo lingual, mais conhecido como 'freio da língua' era curto. E talvez essa seja a causa mais certa do problema dele mamar, embora a pega sempre estivesse correta.

Eu, a mãe do Léo, tentei por alguns meses não aceitar que teria mesmo que dar o pique na língua do meu bebezinho, tão pequeno e com a língua tão frágil.

Consultamos com a pediatra do Léo, e ela por confirmação de uma otorrino no plantão da pediatria, encaminhou-o para um otorrino, uma vez que esse, disse que para tal procedimento o Léo teria que ter um jejum de 6hrs e iria ter q sedá-lo, nananinão, em que hipóteses reais se deixa um bebê de 5 meses(era o que ele tinha na época da consulta) em jejum, sem mamar, corri e nunca mais voltei no tal doutô.

Mas a coisa não regredia, os meses foram passando e o frênulo não diminuiu assim como sugerido que aguardássemos. Tornou se necessário, pensando num breve futuro, a fala poderia ser seriamente prejudicada. O pai do Léo se preocupava mais do que eu, já que eu pensava na dor e no pós cirúrgico. Passamos por outro médico, dessa vez uma médica otorrino, e essa me deu um diagnóstico mais certo e preciso e também já me deu a solução, fazer sim o pique, mas com anestésico local, sem jejum e com mínima complicação no pós-cirúrgico. Pois bem, e hoje foi o dia, depois de 8 meses o Léo ficou de língua solta. 

Foi um mocinho, aliás, ele foi para o centro cirúrgico acompanhado pela enfermeira, e eu fui proibida de entrar, foram 5 minutos longos na sala de espera, mas logo saiu de lá de dentro com uma lagriminha no olho, perguntei pra médica se ele tinha chorado muito, enquanto meus olhos marejavam, ela me disse que ele chorou porque seguraram a cabecinha dele. Pronto, depois de 5 minutos ele já estava prontinho para vir embora, recomendações para tomar gelado (embora a 'dotôra' tenha me recomendado dar todynho pro bebê de quase 9 meses que nunca tomou algo do tipo, 'xá' pra lá, não vem ao caso), e medicar com analgésico 6/6hrs, no demais, tudo do mesmo jeito de sempre. Saindo de lá, tomou suco geladinho, mamou em seguida, chorou um pouquinho na hora da fruta, e na hora de mamar. Contrariando meus maus pensamentos, jantou super bem, mas chorou na mamada de nanar, algo deve estar estranho ainda.

A cicatrização completa se dá entre 7 a 10 dias, e seria como se fosse uma afta,só que sem dor, já que bebês ainda não tem musculatura firme na língua. Sangrou somente na hora, pois a área é bem vascularizada, mas logo parou.

Com tudo isso, o que deixo hoje, compartilhando com vocês, se tiverem algum problema semelhante, acompanhe com o médico, especialista, mas não deixe pra depois, a pessoa com esse problema terá dificuldades para realizar a sucção, mastigação e deglutição, além de apresentar alterações na articulação de alguns sons da fala, entre eles estão o “R” e “T”.

Por exemplo, tente permanecer com a língua fixa no assoalho da boca, próxima aos dentes inferiores, e em seguida tente repetir as seguintes palavras: “baRata”, “pRova”, “bLusa”, “caRRo”. 
Percebeu? Isso é o que acontece com quem tem a língua presa!


Foto do Google.






2 comentários:

  1. Denise, adorei o post, nem sei como seria ficar esperando nossa vidinha entrar na sala e vc não poder...aiiii que terrível! Mas Graças a Deus o Leo está bem!!! beijos

    ResponderExcluir
  2. acabei de adotar um menino de 4 anos, ele tem atraso na fala, descobri que tem a língua presa e que tenho duas alternativas: fazer o procedimento com um dentista ou no hospital. Ainda não decidi qual é a melhor alternativa, pois pelo hospital ele tomara anestesia geral (segundo o medico) e pelo dentista, tenho medo do meu filho pegar algum trauma ou ter complicações porque ele é muito agitado e não sei se sem anestesia eles conseguiram fazer o procedimento...

    ResponderExcluir