terça-feira, 20 de agosto de 2013

2ª Entrevista do Blog A mãe do Léo - Thaiane Guerra Caetano

É com enorme prazer e honra que recebemos ela no blog, que esteve tão disponível para nos contar TUDO sobre SLING.

Thaiane é enfermeira formada na  Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP USP, doula, consultora em amamentação, proprietária da Mamãe Sunny, casada, e mãe do Nicolas com 2 anos e 3 meses.
É um poço de sabedoria, eu agradeço todos os dias por ter a conhecido e por poder contar com sua troca de experiências, com ela eu aprendi e aprendo todos os dias!

O bate-papo rolou enquanto Thaiane preparava vídeos tutoriais de amarrações de sling, com participação do RN mais delícia do momento, o Raul, filhote recém parido em seu domicilio, da Marina Bagnara.
Foi uma tarde deliciosa, e em alguns minutos poder ter essa sabedoria toda por perto é maravilhoso.

         
E hoje vamos falar do SLING, você conhece? Usa? Sabe de seus benefícios? Conheça aqui.

  • O que é sling?

Sling é um carregador de bebês não estruturado, ou seja, para ser considerado sling ele precisa ser confeccionado em tecido sem partes duras. Há diversos modelos, confeccionados em tecidos diferentes, e utilizados de maneiras diferentes, porém precisam respeitar a fisiologia do bebê e do cuidador.
  • Qual a diferença entre o sling e o canguru?

Sling como eu disse é um carregador não estruturado, o canguru é um carregador estruturado. A grosso modo posso dizer que o sling se amolda ao bebê, e no canguru ocorre o oposto, o bebê se amolda ao carregador que é rígido e estruturado. 
Na maioria dos cangurus as pernas ficam penduradas, o que faz com o que o peso do bebê se concentre nas virilhas, e a coluna também não fica em posição fisiológica. Já no sling o bebê fica em posição de sapinho, ou seja ele fica acocorado, sustentado pelo tecido, não exercendo pressão em regiões de articulação, e acoluna fica em posição semelhante a posição fetal, e o pescoço é sustentado pelo tecido.
  • Então o sling é a melhor escolha?

Sim, por ser ergonômico.
  • Quais os modelos de sling mais comuns?

No Brasil encontramos com mais facilidade o pouch, o sling de argola, o wrap sling.
O Sling de argola é confeccionado em tecido com aproximadamente 2 metros e é ajustado por meio de duas argolas. É um sling bem pratico de ser utilizado. Demanda um pouco de habilidade e se não for usado corretamente pode ocasionar dores no ombro. E atenção as argolas precisam ser próprias para o uso com carregadores. 

O Wrap Slingfoi elegido como o meu preferido. É confeccionado em aproximadamente 5 metros de malha, sem emendas. É muito confortável, distribui o peso, sendo que eu consigo carregar meu filho de 15kg tranquilamente, oferece maior sensação de segurança e conforto. E oferece uma quantidade muito grande de estilos de amarrações. Demanda um pouco de habilidade pelo seu tamanho.



Pouch Sling 
Como o próprio nome diz, ele é como uma bolsa. Preferecialmente confeccionado em tecido 100% algodão. É um sling bem simples e pratico para ser usado. Tem que ser confeccionado sob medida, e o peso do bebê é direcionado em um dos ombros.

  • Quais cuidados devo tomar antes de comprar um sling?
Os cuidados vão depender do modelo do sling. Primeiramente é muito importante conhecer o fabricante, conversar com pessoas que já compraram. O tecido deve ser adequado a cada modelo de sling, assim como o tamanho do tecido. Um tecido de má qualidade e/ou inadequado para aquele modelo pode trazer diversos problemas como risco de queda, desconforto, e sobrecarga de estruturas tanto do cuidador como do bebê. O fabricante deve entender do assunto, é preciso estudar muito, zelar pela qualidade de seus produtos, saber ensinar, saber identificar necessidades de ajustes, saber identificar bebês e cuidadores com necessidades especiais, entender de ergonomia e fisiologia, estar disponivel para ajudar sempre que necessário, conhecer várias técnicas de amarrações e como utiliza-las de maneira correta, assim como saber quais posições são inadequadas. Vejo diariamente muitos slings de má qualidade, já cheguei a pegar um em que a argola quebrou em minha mão. E vejo também muitas pessoas ensinando a utilizar de formas incorretas. O sling é um carregador de bebês seguro, mas é preciso utilizar de forma adequada e para isso o contato de um bom fabricante faz a diferença.



  • Por que  usar sling?

Carregar bebês em carregadores pode parecer algo novo em nossa sociedade, mas é uma prática milenar. E temos diversos tipos de carregadores, que variam conforme a cultura local.
Já é conhecido cientificamente os benefícios do colo. Carregar o bebê no colo por longos períodos de tempo trazem sensação de segurança, facilita a amamentação, reduz ou anula períodos de cólica, os bebês praticamente não choram, melhoram o sono, e acima de tudo melhora a comunicação e o vínculo entre o cuidador e o bebê. Um bebê carregado no colo não precisa chorar para ser atendido, o cuidador compreende e interpreta com mais rapidez seus sinais, não havendo necessidade de choro, o que leva segurança ao bebê.
No mundo ocidental os bebês são apresentados ao mundo na altura dos joelhos dos adultos, ao serem acomodados em carrinhos, bebês confortos, cadeirinhas e etc, isso prejudica a comunicação com o cuidador e com o ambiente. No colo o mundo é apresentado da altura dos olhos do cuidador. Se um pássaro canta, o bebê ouve o barulho e percebe que a mãe direciona seu olhar ao pássaro responsavel pelo canto. O bebê experimenta as reações da mãe e como ela se relaciona com o ambiente. E caso esteja em ambiente com muitos estimulos a mãe pode traze-lo ao peito e impedir esses estimulos.
O sling acomoda o bebê como se fosse um útero, tanto que muitos o chamam de barriga de transição. O bebê fica em contato com a respiração, os batimentos cardíacos, o cheiro, o calor, e isso transmite segurança e alegria, o que favorece seu desenvolvimento. Em culturas onde as mães carregam seus filhos o tempo todo no colo, a cólica é uma ocorrência nula ou rara. 
E com a nossa rotina tão corrida, o cuidador pode realizar outras atividades, ficando com as mãos livres,  enquanto o bebê dorme calmamente sendo embalado pelos movimentos de quem o carrega.

  • Muitas pessoas acham que o colo vicia, carregar o bebê no sling não vai deixa-lo dependente?

Não, muito pelo contrário. Os bebês não querem colo, eles precisam de colo para crescerem e se desenvolverem adequadamente. Inclusive já foi constatado cientificamente que as crianças que tem suas necessidades de carinho, colo e afeto, que tem bem suprida a sua fase de dependência são crianças mais independentes no futuro. Não podemos exigir que um recém nascido saia andando por aí, porque ele simplesmente não tem condições de fazer isso, então também não podemos exigir independência de um bebê que ainda não tem condições neurológicas para tal. A minha dica aos pais é para curtirem muito, beijarem muito, terem intimidade com os filhos, acalentarem no colo, no seio em livre demanda, amor não causa problemas emocionais. Humilhação, violência, desapego, solidão, etc,  causam estragos emocionais em qualquer pessoa.

  • Como nasceu a Mamãe Sunny?

Bom, a Sunny era minha cachorrinha, uma irmã pra mim, que viveu com minha família durante 18 anos. Uma grande mãe, que me ensinou muito a ver a maternidade por uma ótica natural e instintiva.
                                            
Eu engravidei, e o sling foi a minha primeira compra, pois eu sabia que ela era muito além de um pedaço de tecido. E comecei a usar desde o nascimento e fiquei muito encantada com tudo o que ele me oferecia, Nico praticamente não chorava, não sei o que é cólica, eu pude confirmar isso, e o mais extraordinário a nossa comunicação era muito rápida, eu sabia exatamente o que ele queria sem necessitar chorar. E me auxiliou  e muito com a amamentação. Vendo todos esses benefícios eu comecei a fazer alguns slings simples para algumas amigas e essa rede foi se ampliando e daí nasceu a Mamãe Sunny. Procuro sempre me atualizar, estou constantemente estudando sobre a arte de carregar bebês. É ideal que a pessoa compre seus slings com pessoas que entendem da fisiologia do bebê, e que saibam ensinar adequadamente o seu uso, e singularize cada caso.
                                        
É uma alegria imensa acompanhar tantas famílias, e tantas mães em todo o Brasil nesses 15 meses de existência, e saber que eu pude ajudar mesmo que minimamente a trazer um pouco mais de intimidade, amor e afeto a tantas famílias. E também posso conhecer tantas pessoas maravilhosas que contribuem a cada dia para meu crescimento pessoal e me trazem muita alegria.

                                     

Obrigada Thai!!!

Bjs nossos, até mais!

2 comentários:

  1. Sou fã de carteirinha dessa mulher! Thai sua linda sucesso pra você!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria. Tenho um sling Wrap e não uso muito, a matéria me icentivou a começar a usar. beijos

    ResponderExcluir