Vamos compartilhar idéias, e mostrar que podemos ser mãe, esposa e empreendedora todos os dias com eficiência, afinal, empreendedorismo é o : Indivíduo que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos. Características comuns de um empreendedor: Capacidade de liderança, criativo, Responsável, Paixão na área em que atua, Visão de futuro, Persistência, Coragem para assumir riscos, Não desiste ao encontrar qualquer obstáculo, facilidade de expressão, entre outras.
Eu a algum tempo não muito distante, ainda em casa comecei a fazer doces, e saia para vender duas vezes na semana, consegui levantar renda suficiente para ajudar a custear contas da casa, parei por ter sido empregada em outra empresa viável no momento para mim. Também vendia bijuterias que uma amiga também empreendedora fabricava, me repassava e eu distribuía e nessas vendas e vivências conheci muita gente legal, outras nem tanto, algumas que passei a ter contato quase que diário, a Jú foi uma cliente que virou amiga!!!
Hoje vamos acompanhar como nasceu a mãe empreendedora Juliana Ricci, 35 anos, esposa e mãe da Julia de 2 anos, proprietária da Ju Ricci Baby Imports.
—Olá, estou aqui para contar a
outras mães como foi que surgiu a ideia de trabalhar em casa e conciliar
maternidade\trabalho e inspirar aquelas que assim como eu é uma pessoa pró
ativa e que necessita complementar a renda familiar.
Após a maternidade me vi abrindo mão
de muitas coisas que antes eu me negaria, um emprego com carteira assinada, uma
independência financeira para poder fazer unhas, cabelo semanalmente no meu
salão preferido, comprar bolsas, roupas e sapatos sempre que gostaria para
poder estar presente na primeira infância de nossa filha Júlia. Não tenho com
quem deixa-la em casa, para sair para trabalhar e não aceitava a ideia de
coloca-la na escolinha e correr o risco não ver seu primeiro sorriso,
balbuciar, engatinhar, dar os primeiros passos, a primeira palavra enfim todas
as descobertas que rapidamente ela faria. Então resolvi que não iria trabalhar
nesse inicio de vida de nossa filha e dedicaria meus dias exclusivamente a ela.
Porém nem sempre o mundo é um conto de fadas e as contas começam a vencer,
aumentam mês a mês de acordo com as necessidades da família inclusive da
criança e a necessidade de contribuir com a renda familiar se fazia constante.
Sempre fui uma pessoa
empreendedora, trabalhei no banco do povo de minha cidade e conhecia a fundo o
mundo do pequeno empreendedor, ministrava cursos sobre empreendedorismo para o SEBRAE
aos nossos clientes e comecei a perceber que nesse momento eu teria que aplicar
o que já havia ensinado a muitos empreendedores em minha vida. Pesquisei o que
seria viável e o que teria que haver o mínimo de investimento possível afinal
tinha apenas uma pequena reserva financeira para poder iniciar o meu negocio e
ao mesmo tempo algo que fizesse o meu coração vibrar, confesso que fiquei com
muita duvida entre trabalhar com decoração de festas e vendas de roupas
importadas de EUA pois são dois mundos
que me fascinam muito, porém para trabalhar com festas eu teria que ter uma
equipe e também teria que me ausentar principalmente nos finais de semana de
casa e ficar longe de minha família além do investimento inicial ser muito
maior que o de roupas por encomendas.
Na minha ânsia de começar a
vender logo pedi para meu cunhado fazer uma compra para mim em uma de suas
viagens a passeio para lá e ele trouxe uma pequena mala que foi como comecei a
vender, só que ele foi a passeio e eu precisava de um fornecedor constante,
então me aventurei a fazer busca no Orkut, facebook e lá conheci várias pessoas
que vendiam roupas importadas porém ninguém me contava como, nem onde. Mas eu insisti, fiz negócios com a pessoa
errada, levei um prejuízo com o capital inicial que eu tinha em mãos, passei
por fornecedores que cobram absurdamente caro para despachar a mercadoria, fui
atrás do correios para ver se compensaria importar através do importa fácil e
vi que o pagamento dos impostos torna a mercadoria mais cara ainda até
encontrar o fornecedor certo foi um longo caminho. Após perder o capital inicial que tinha
investido tive que novamente reinventar a forma de trabalho e foi assim que
comecei a trabalhar com as encomendas, assim
só investiria naquilo que teria retorno rápido e conseguiria me manter
no mercado, muitas pessoas acham que é muito fácil que compramos roupas a preço de banana e vendemos
com uma margem de lucro perfeita, mas não é bem assim, pagamos frete
internacional, comissão para fornecedores e na maioria das vezes taxa de
tributação da receita federal, mas como todo negócios são as pedras do caminho.
Passo noites e noites em claro fazendo pesquisas, correndo atrás de novidades
para atrair clientela , fazendo compras nos sites internacionais, mantendo
contato com outras vendedoras para aprimorar o meu trabalho e ir reaprendendo
um monte de coisas. Nessa minha jornada
conheci pessoas especiais, fiz amigas , clientes e de clientes grandes amigas de longe e de bem pertinho que me ajudam muito e compartilhamos experiências ,
outras nem tanto (mas essas não merecem sequer ser citadas) , A clientela que estou aos poucos formando é bem seleta porque eu não pretendo ter uma carteira de
cliente numerosa e variada, com pessoas de toda parte do país, não no momento, afinal nem tenho condições de atender uma
grande quantidade de pedidos então estou em busca de uma clientela próxima,
amigos, parentes, conhecidos e amigos de conhecidos pessoas preferencialmente
de Ribeirão Preto, São Sebastiao do Paraiso ( minha cidades natal) e região.
Pretendo trabalhar com uma carteira de clientes reais, poder futuramente
atender em suas residências com horário marcado na melhor hora para atendê-las e
através da internet continuar fazendo os bazares mensais. Além de já ter como
projeto a participação de um bazar real que estamos organizando para o final do
ano.
- E como faço para conseguir conciliar minha vida de mãe, dona de casa com a de empreendedora??? Priorizo minha filha a maior parte do tempo, e é em sua companhia que faço as tarefas domesticas, brincando de casinha com nossa Jujú, almoço no horário para marido e ela a comidinha de suas bonecas, e a única coisa que terceirizo é passar a roupa o resto consigo manter em perfeita harmonia, o tempo que ela dorme corro aqui para ler e-mails, responder in box, montar álbuns com novidades e atender as clientes. Se é fácil?? Não, não é porem para mim é bem melhor do que passar de 8 a 10 horas longe da minha pequena. Após o horário de trabalho do marido, ele me dá uma mega ajuda ficando com nossa filha enquanto eu atendo as clientes em casa ou até mesmo pela internet. Nos finais de semana eu priorizo estar com a família, até atendo clientes que precisam de algum presente, mas minha prioridade é estar junto ao maridão e a minha pequena. E assim lentamente, superando os desafios de iniciar um pequeno negocio estamos caminhando, ainda não posso dizer que financeiramente é o melhor negocio do mundo, mas tenho fé que com perseverança venceremos. Temos muitos objetivos pela frente, metas a serem cumpridas, etapas a serem vencidas e tenho fé em Deus que nossos planos serão cumpridos.
E assim nasceu a Ju Ricci Baby
Store, e para você que também tem vontade de iniciar um próprio negócio fica a
dica de que vale muito a pena acreditar na nossa capacidade e refletir muito
sobre o que gosta de fazer, artesanato, culinária, vendas, assessoria, estética
ou cabelo enfim existe um mercado infinito e promissor em todos os setores e
unindo oportunidade, comprometimento e muita dedicação todas nós chegaremos lá
e conseguiremos maternar conscientemente nossas crias.
Bom, acho ótima essa troca, essa força de vontade! Jú, muito obrigada por dividir com a gente todo seu aprendizado!!!
E se você também gostaria de dividir a sua história com outras mães, entre em contato com denisepimentalopes@gmail.com ;)
Bjs nossos e até logo!
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