Cinematerna

O Cinematerna chegou em Ribeirão em 27 de novembro de 2012, tivemos um público de 60 pessoas e 38 bebês aproximadamente, e foi um sucesso.

As sessões têm som reduzido, trocadores na sala, luzes um pouco acesas, ar condicionado fraco e tapete de atividades em frente à tela. 
Os filmes são escolhidos pelo público através de enquete no site e excluem filmes com violência explícita ou de terror.
O público é convidado para seguir para um café, onde acontecem animados bate-papos.

Como nasceu o Cinematerna: 


Em um grupo de discussão pela internet sobre parto humanizado e maternidade ativa, uma mãe cinéfila declarou que sentia muita falta de ir ao cinema após o nascimento de seu primeiro filho. O grupo organizou-se e 10 mães com seus bebês - entre 20 dias e 4 meses de idade "invadiram" um cinema para a primeira sessão batizada de CineMaterna, em fevereiro de 2008.
O programa foi um sucesso, e o encontro de mães e bebês virou uma atividade semanal dessas mães, que entre amamentação e fraldas conseguiram retomar sua vida cultural e, ao mesmo tempo, conversar sobre a experiência da maternidade.
Após alguns meses, o grupo foi acolhido pela rede de cinemas, que reconhecendo o valor desta iniciativa, lançou em agosto de 2008 a estréia oficial da 1ª sessão amigável para bebês.

E no mesmo ano, Em 26 de agosto de 2008, foi fundada a Associação CineMaterna, uma empresa social, sem fins lucrativos. A associação tem como finalidades principais: 
- Resgate social da puérpera através da cultura;
- Incentivar a troca de experiências entre mulheres sobre as diversas questões da maternidade, sempre com o intuito de difundir a cultura;
- Promoção da segurança alimentar e nutricional.



A equipe é formada por 9 pessoas super comprometidas com o que fazem, e cuidam de cada detalhe juntamente com a equipe de mães voluntárias, em cada sessão. (Faço parte dessa equipe maravilhosa).












0 comentários:

Postar um comentário